28 de junho de 2010

Três meses de Inglaterra!


Completei mais um mês de Inglaterra. Quanta coisa aprendi e estou aprendendo. Meu inglês já está bem melhor, e a vontade de querer falar mais e mais não pára de crescer. Tenho tirado boas lições de tudo, e em um domingo de parque me fez refletir sobre qualidade de vida e reclamações bobas que sempre fazemos dela.
Aqui o povo não tem vergonha de ser quem é, ninguém é tachado de "caboco" por usar um cabelo rosa, laranja, ou oxigenado mesmo, a roupa da maneira que se sentir bem, independente de ser gordo ou magro. O povo aqui dá valor ao parque de grama bem verde e aproveita muito bem um dia ensolarado, fazendo piquenique e topless. Apesar de não ter aderido ao topless já adotei a fantástica maravilha de poder se jogar na grama, ler um livro e não me preocupar se vem algum ladrão roubar minha bolsa. Em três meses percebi que a gente reclama de coisas tão banais que a vida nos proporciona e que existem pessoas sim, com problemas bem mais sérios e que sabem viver tão bem. Um dia desses acordei de mau humor e fui me atolar nas porcarias dos fast-food`s daqui, ao voltar para casa, no caminho passou um senhor do meu lado na bicicleta, mas aos meus olhos não era um senhor normal, ele tinha dificuldades e nco conseguia sentar no banco, fora que o pescoço dele nço abaixava, como se ele olhasse, tranquilamente o tempo inteiro para o céu. Parei no meio da rua, e acompanhei-o até dobrar a esquina e sumir da minha vista. Ele parecia tão feliz, tão livre naquela bike, que todas as dificuldades que eu passo aqui de solidão, saudade, falta de abraços, se tornaram um grãozinho de feijão e tudo foi esquecido naquele instante. Essa imagem está na minha cabeça a dias e toda vez que penso em reclamar de algo ele me vem a mente feliz e sorridente e absolutamente normal, até mais que eu!
Outra questão importante sobre lições de vida que tenho a cada dia, são sobre os idosos. Fico encantada ao ver que os casais, lá pelos seus 70 aninhos, saem de mãos dadas sempre, seja tomando um sorvete, fumando um cigarro (aqui eles fumam mesmo) ou tomando aquele chop, PINT, nos pubs por aqui. Eles sem amam de verdade e mostram, explicitamente, para quem quiser ver que o amor não acabou mesmo depois de 50 anos de casamento ou que o amor acabou de nascer por terem começado a namorar agora. Outros idosos, não dependem de ninguém para nada, pegam suas cadeirinhas motorizadas e vão ao supermercado, às compras, e fazem o que bem querem em um dia lindo como esses que está fazendo aqui.
Aqui o tempo é de total verão. O sol, o calor e o cheiros me lembram muito Salinas e que agora vai estar lotada aos finais de semana. Esse Julho vai ser o primeiro em toda minha vida que eu não vou estar lá. Posso conhecer todos os lugares desse mundo, as praias perfeitas como a de Bourne, mas nada, me fará trocar meu Atalaia e Maçarico que sempre me fizeram pura e feliz.

Tudo me faz lembrar, tudo...


"Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto; alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti."

Nenhum comentário:

Postar um comentário