Com a esperança de um dia encontrar Janis e Cajú, ela escreve, entrelinhas, sobre sua vida longe de casa...
10 de outubro de 2010
FELIZ CÍRIO
Uma mistura de sentimentos.
Nunca neguei que essa é melhor época para mim. Natal e comemorações pela chegada de um novo ano não são datas que me encham de felicidade. Agradeço sempre por estar mais um ano com toda a minha família e pelas realizações que conquistei ao longo dos 365 dias. Mas o Círio de Nazaré.. ahh alegra meu coração, minh'alma.
Um momento de mostrar ao mundo a cultura paraense, um momento em que as mangueiras são vistas, embelezadas, o Ver-o-Peso, nossa Veneza do século XIX.
Enchi meu peito e acertei nas palavras inglesas quando falei que hoje, no meu país e na minha cidade, estava tendo a maior festa religiosa do mundo, uma renovação de votos, de fé. Aguçei a curiosidade britânica, italiana, espanhola e indiana, pois tenho o maior orgulho de falar da minha cidade, ainda mais desse momento.
O povo aqui é Ateu, não tem uma religião e nem mesmo o costume de procurar um Deus, haja vista que a devoção maior é a ida assídua a um pub no horário de almoço do trabalho. Digo do povo inglês, porque os idianos são completamente religiosos e tem o maior orgulho disso, o que acho certo e digno independente no creiam.
Bom, pela primeira vez estou longe de casa, da família e desse momento que mais me dá prazer em Belém. Na sexta gosto de me arrumar e respirar a cultura na profana festa religiosa que se tem no Alto do Círio. No sábado compro das minhas amigas modistas, mais precisamente a DONABE, suas blusas magnificamente elaboradas e criativas da Santinha, faço chapinha, me maqueio e vou ver minha Berlinda brilhar, agradecer e no Domingo assisto a missa no CAM e vou ao delicioso almoço nas casas das VOVÓS!
Pato, maniçoba, vatapá.. momento familiar!
Esse ano foi diferente. Não tive nada disso. Acordei, fui trabalhar e voltei correndo para acompanhar pela internet, rezar, AGRADECER, me emocionar (como de praxe).
Mas um ano ela se mostrou linda, mesmo que não tenha a visto de perto, Ela se fez presente no meu coração.
Obrigada, Mãe Santíssima, por todas as minhas graças alcançadas e realizações de sonhos plenos.
So tenho a agradecer..
UM FELIZ CÍRIO!!!!
P.S.: Curtam o show do PLANTA E RAIZ POR MIIIIIM!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Círio é, sem sombra de dúvidas, a melhor época do ano...
ResponderExcluirEu concordo plenamente com voce. Obrigada e continue acompanhando o blog.
ResponderExcluirEla está te protegendo e te abençoando esteja onde voce estiver minha amiga!
ResponderExcluirAcompanhei o Círio e pensei muito em ti! Pedi por ti!
Te amo minha amiga!